→ Fitness & Esportes.

Treinamento de Modalidade Mista (MMT)

23.5.2023

Entenda o conceito que indica sua aplicação aos cuidados com a saúde e bem-estar 👇

Quando pensamos no ser humano comum.
Eu digo.
Quando tiramos do espectro da análise os atletas de alto rendimento e suas modalidades específicas.

Qual é o condicionamento físico ideal?

Essa é a pergunta que sempre norteou nossas conversas durante os planejamentos de programas de treinamento e estrutura das aulas. Mas, antes de refletir sobre essa questão, iniciarei minha análise por outra pergunta:

Porque treinamos?

Acho interessante tentar recriar em minha imaginação os cenários cotidianos de toda nossa ancestralidade para começar a responder.

O movimento sempre foi necessário para garantir sobrevivência. Todos os deslocamentos feitos a procura de abrigo e alimento. As fugas e perseguições, dependendo da circunstância, hora para fugir de um predador ou durante uma caça. E, em outros momentos, todo o trabalho físico envolvido no cultivo da terra e criação dos animais. Sem considerar as guerras. Talvez as organizações militares, por mais arcaicas que possam ser, foram os primeiros centros de treinamento. Porque exigiam preparação física e treinamento minimamente elaborado para preparar suas tropas diante das batalhas eminentes. Bom, seria inadequado de minha parte fazer uma descrição histórica da nossa espécie. Definitivamente não tenho competência para uma observação mais criteriosa. Porém, quando observamos a trajetória histórica, por mais simples e fragmentada que seja essa observação, concluímos que a atividade física era parte integrante e necessária do viver de todos os seres humanos.

Trazendo essa conclusão para atualidade e considerando os números relacionados ao sedentarismo (pessoas inativas e doenças vinculadas a esse comportamento) percebemos que a resposta imediata seja:

Treinamos para nos manter vivos!

Não quero criar uma narrativa alarmante e muito menos dramática. Mas o fato é que um corpo sem movimento adoece e morre. Isso já é motivo suficiente para começar a treinar.

“Falta de atividade física destrói a boa condição de todo ser humano, enquanto movimento e exercício físico metódico salva e preserva”
(Platão, filósofo grego)

As respostas que justificam os motivos de treinar dependem do olhar de quem as responde. Eu construí ao longo da própria vida diferentes justificativas para essa pergunta e hoje carrego uma justifica que faça sentido para mim (atividade física como construção de conhecimento). Mas, ao avaliar a reflexão breve que fiz em parágrafos anteriores, a resposta presente em diferentes momentos da espécie humana está na capacidade de enfrentamento. Sempre existiu uma demanda física a ser vencida. Portanto é imperativo treinar para enfrentar da melhor maneira os desafios físicos presentes na vida. Essa condição independe da circunstância em que nos encontramos. Posso até considerar o momento que escrevo essas linhas. Ter um corpo capacitado fisicamente garante suportar fisicamente as horas em que fico sentado elaborando esse texto.

Então, qual é o condicionamento físico ideal?

Quanto maior for sua capacidade de enfrentamento menos risco e sofrimento você corre. O ser humano com aptidões físicas amplas tem todas as capacidades físicas desenvolvidas. Ser excelente em uma ou duas dessas capacidades pode ser muito interessante em tarefas físicas específicas ou em modalidades esportivas com uma única especialidade. Entretanto, quando consideramos adversidade e sobrevivência, o melhor dos especialistas pode morrer ou se prejudicar consideravelmente caso esse cenário não lhe favoreça.

Nosso ponto de observação nos motiva a planejar um programa que possa contemplar todas essas capacidades sem se preocupar em privilegiar uma ou duas dessas (na verdade, após alguns anos de experimentações em treinamento percebemos que é necessário priorizar sim em determinadas etapas do processo de desenvolvimento). Desde então procuramos fazer o exercício permanente de trazer esse questionamento (Qual o condicionamento físico ideal?) para criar um regime de exercícios, métodos e planejamentos que possam fazer uma intersecção nas 10 capacidades físicas inerentes aos seres humanos gerando estímulos de desenvolvimento amplo e equilibrado.


10 CAPACIDADES FÍSICAS


→ Resistência Cardiorrespiratória
→ Resistência Muscular
→ Força
→ Flexibilidade
→ Coordenação
→ Potência
→ Agilidade
→ Velocidade
→ Equilíbrio
→ Precisão

Algumas Referências Audiovisuais

O que é Fitness?


Constantemente Variado

A Fórmula do CrossFit

Porque Atividade Física

ALONGAMENTO